sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MASCULINIDADE

É histórico na cultura  popular a imagem de homens que divergem de sua masculinidade. Ninguém os ensinou a ser verdadeiramente homens. Crescem e vivem de uma aparente integridade e assim moldam sua personalidade. São meros desconhecidos a forjar uma imagem de si mesmos. Imagem, não rara, associada a uma figura masculina perfeita, dedicada ao trabalho, a mulher e aos filhos, que nunca perde, são eternos vencedores. Uma máquina perfeitamente ajustada. Inevitavelmente, esta postura implica repressão à tudo que represente empecilho à sua ascese social, incluindo o seu lado sentimental de afetividade e sensibilidade. É uma realidade que insurge questionamentos sobre o vazio sentimental e sobre a superficialidade histórica dos homens. Significa afirmar que são personalidades constituídas de instâncias concorrentes e antagônicas e sobre tensão permanente.
Dentre estas tensões destacam-se a anima; a imagem da mulher presente no inconsciente do homem e definidora do lado feminino na personalidade masculina. Imago arquétipo, herdado de nossos ancestrais, arraigados no inconsciente coletivo, de todos os indivíduos, que permitem a identificação do homem com a natureza da mulher e vice-versa. O fato é: "não existe homem algum, tão exclusivamente masculino que não possua em si algo de feminino." Não raro, entretanto, os homens ocultam este traço afetivo de suas vidas, pois entendem tratar-se de características femininas. Pior, este homens acreditam ser uma virtude reprimir tais traços de sua personalidade e ignoram que a repressão desta faceta não é anulada. Ao contrário é acumulada no inconsciente e refletem no consciente de outras formas.
Reprimir a anima pode criar a ilusão externa de um homem forte e firme em suas convicções, a ilusão aparente da plena realização. Mas internamente, estes mesmos homens se deparam com uma criança delicada, amedrontada consigo mesma e com os outros, ansiosa para se lançar na busca de uma vida plena de paixão, ternura e amizade. Muitos descobrem tarde demais as conseqüências relacionadas a não aceitação da imago feminina presentes em sua masculinidade. Olhar mais intimamente para a formação do homem contemporâneo implica observar o quão desordenado é a formação de sua personalidade. O menino é moldado em um ambiente de supressão e repressão das fraquezas, não é educado para ser homem, é moldado para provar sua capacidade de não expressar sentimentos e assim provar sua masculinidade. Homens não choram, não são carinhosos e nem dóceis, pois são homens.
Formaram-se, deste modo, muitos homens incompletos, machos, reprodutores, superficiais. Incapazes de ousar demonstrar sensibilidade para com os filhos ou para com um amigo. "A maioria esmagadora dos homens é incapaz de colocar-se individualmente na alma do outro". Estes meninos, quando adultos, serão incapazes de deixar aflorar sua anima e fatalmente terão problemas no relacionamento tanto com outros homens quanto com as mulheres.
É preciso coragem para enredar no caminho de maturação e da autêntica masculinidade. Steve Bidduph afirma em seu livro, Por que os homens são assim? que "se existe um primeiro passo a ser dado pelos homens em direção à cura, provavelmente é começarem a ser mais verdadeiros". Ser verdadeiro implica  assumir sua infelicidade na sociedade, aceitar que vivem em um simulacro entre a família, o trabalho e de volta a família. Assumir que isto só perpetuará o sofrimento. Carl Jung afirma que "o ponto de maturidade da psique humana está na harmonia das várias instâncias", e que "a harmonia entre anima e animus retém o pleno desabrochar da personalidade". É necessário, pois, que o homem se conscientize desta bissexualidade inata, da presença da natureza feminina em si, e assim, possibilitar seu encontro com a verdadeira masculinidade. Para Asa Baber, "o homem natural vive em todo homem. Ele é belo e divino. Tem uma enorme energia fundamental e um grande amor pelo mundo. É tão educador, protetor e criador quanto a figura feminina, mas educa, protege e cria a seu jeito masculino. ... A tarefa do homem é se conhecer melhor, de modo a aumentar sua contribuição para o mundo e a honestidade para consigo" 

Um comentário:

  1. belo post e excelente trabalho neste blogs pois aproposito
    tenho um site de divulgações de link.
    Nosso intuito objetivo do PARCERIALINK é um agregador de link's colaborativo. Nosso compromisso é o de divulgar os melhores link's indicados por todos os parceiros cadastrados em nosso site.
    são dezenas de link's especialmente pra você distribuídos em várias categorias. E por quê colaborativo? Porque o conteúdo é gerado por você! Seja um Parceiro Caso você tenha um site, blog venha divulgar o seus melhores link.
    http://www.parcerialink.com/

    ResponderExcluir